Casa da Criança
Creche
A Creche tem como finalidade proporcionar às crianças, oportunidades que facilitem o seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social através de experiências individuais ou em grupo, adaptadas à expressão das suas necessidades.
Objetivos:
- Proporcionar o acompanhamento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global (físico, social, emocional e intelectual).
- Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades, em todo o processo educativo da criança.
- Cooperar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado.
- Desenvolver a capacidade de expressão, a comunicação da criança, e a sua imaginação criativa, e estimular a atividade lúdica e despertar a curiosidade.
Serviços prestados:
- Acompanhamento Educativo (através da elaboração de Plano Educativo anual em articulação com as famílias).
- Acompanhamento Psicológico (sempre que sejam identificadas necessidades de acompanhamento psicoafectivo).
- Repouso (de acordo com a faixa etária e necessidade de cada criança).
- Refeições (suplemento da manhã, almoço).
Atividades Desenvolvidas:
- Formação pessoal e social (desenvolvimento das competências psicossociais, relacionais, comportamentais e emocionais da criança).
- Comunicação (desenvolvimento de competências ao nível da expressão motora e psicomotricidade, expressão musical, expressão dramática, expressão plástica, linguagem oral e matemática).
- Conhecimento do mundo (conhecimento do meio social e físico)
- Atividades Livres (brincadeiras livres com os pares na sala de atividades e recreio ao ar livre).
Extracurriculares (atividades de expressão musical).
Jardim de Infância
O Jardim de Infância tem como objectivo global proporcionar às crianças, oportunidades que facilitem o seu desenvolvimento físico, afectivo, intelectual e social através de experiências individuais ou em grupo adaptadas à expressão das suas necessidades.
Objetivos:
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania.
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade.
- contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso de aprendizagem
- Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas.
- Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico.
- Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e colectiva.
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança
- Incentivar e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.
Serviços prestados:
- Acompanhamento educativo (através da elaboração de Plano Educativo anual em articulação com as famílias).
- Acompanhamento Psicológico (sempre que sejam identificadas necessidades de acompanhamento psico-afectivo).
- Repouso (de acordo com a faixa etária e necessidade de cada criança).
- Refeições (almoço e lanche da tarde).
Atividades Desenvolvidas:
- Formação pessoal e social (desenvolvimento das competências psicossociais, relacionais, comportamentais e emocionais da criança).
- Expressão e comunicação (desenvolvimento de competências ao nível da expressão motora e psicomotricidade, expressão musical, expressão dramática, expressão plástica, linguagem oral e matemática).
- Conhecimento do mundo (conhecimento do meio social e físico)
- Atividades Livres (brincadeiras livres com os pares na sala de atividades e recreio ao ar livre).
Extracurriculares (atividades de expressão musical, expressão motora e iniciação à informática).


